Imagem capa - Gerador, contratar ou não?! por Rebecca Gemaque

Gerador, contratar ou não?!

Você já pensou se no dia ou durante o seu evento, ‘ACABAR A ENERGIA ELÉTRICA’ no local?


A locação de um gerador de energia é MEDIDA DE PRECAUÇÃO.

Mesmo contratado, torcemos por não utilizá-lo mas, no caso de um imprevisto (apagão, queima de transformador, tempestades com queda de árvore ou raios, acidentes de veículos que derrubem postes, etc), o gerador de energia é salvador!


Há alguns locais de festas que tem gerador próprio e outros poucos locais exigem que os noivos contratem a locação de gerador,  porém antes de fechar um contrato verifique se há esse item tão importante!




Você deve avaliar cada um dos itens de seu casamento que necessitam de energia para funcionamento, além dos itens nos quais pensamos imediatamente: Iluminação em si e som, ar condicionado, fornos, banda, equipamentos para projeção, entre tantos outros.


Vai contratar?  Então preste atenção nas dicas:


1) O gerador de energia deve ser locado com antecedência, pois assim como outros equipamentos, é necessário consultar a disponibilidade para a data do seu evento.

2) Escolha com atenção a potência do gerador, quanto maior a necessidade de energia, maior o kva dele.

3) Bandas geralmente necessitam de um gerador somente para eles, devendo haver outro para os demais itens.

4) Verifique se o tamanho do cabo é adequado ao local do seu evento.

5) Geralmente se opta pela contratação na qual o gerador fica em STAND BY, apenas colocado em funcionamento se ocorrer a cessação de fornecimento da energia elétrica pela concessionária. Faltará a energia por alguns poucos minutos, enquanto há o acionamento do gerador, quando os equipamentos ligados voltam em funcionamento.

A outra modalidade de locação é aquele onde o funcionamento é CONTÍNUO ou sejam os equipamentos já ficam sendo alimentados pelo gerador, independente do fornecimento ou não de energia pela concessionária.

6) Analise os equipamentos (iluminação, som, ar condicionado, etc) e converse com os profissionais de cada um dos ítens que precisarão ser alimentados para definir, com precisão, a CAPACIDADE necessária do gerador a ser locado.

7) O valor de gerador vai variar dependendo do tipo de contratação e a potência, em média a partir de R$1.000,00.

8) Lembre-se de que é um serviço essencial como o DJ para sua festa.

9) Informe-se com o responsável pelo gerador mais detalhes do que estará incluso e possíveis imprevistos.

10) Obtendo esse tipo de serviço não terá preocupações como, acabou a luz na hora da cerimônia/ cerimonial ou pista bombando, houve a queda de luz e acabou festa!


Caso você decida por não contratar, esteja ciente de que risco sempre haverá!




Rebecca Gemaque

Assessora e Cerimonialista