Imagem capa - Convites, quanto tempo antes é ideal entregar?! por Rebecca Gemaque

Convites, quanto tempo antes é ideal entregar?!

Uma dúvida muito comum entre os anfitriões é sobre quando entregar os convites da festa. Isso porque um evento grande como casamento/ 15 anos é um evento que envolve diversas formalidades e gafes devem ser evitadas.




Quando contratar os convites?


Pode parecer muito, mas a contratação dos convites deve ser feita com 4 a 6 meses de antecedência do evento. Este é um bom prazo para começar a pesquisar sobre os convites e comprar o modelo perfeito sem pressa. Além disso, depois da compra os anfitriões ainda terão a tarefa de aprovar a arte dos convites, e depois aguardarão o prazo de confecção e o prazo de entrega.

Dicas extras
Lembre-se sempre de contratar convites adicionais (cerca de 20%) para possíveis emergências, pois é muito comum que a lista de convidados seja modificada.


Quando entregar os convites?


O convite de casamento deve ser entregue com certa antecedência, pois os convidados precisarão se programar com seu traje, penteado, presentes e etc. Veja abaixo duas situações e como lidar com elas:


  • Convidados da sua cidade: prefira iniciar a entrega com pelo menos 45 dias antes antes do evento.

  • Convidados de outras cidades: prefira entregar os convites com pelo menos 3 meses de antecedência.

Para todo o caso, procure se adiantar quanto a entrega dos convites, pois ser convidado para um evento desse porte exige planejamento e organização.




Como entregar os convites?


Os convites devem ser entregues preferencialmente em mãos, para transmitir toda formalidade do evento e também o carinho e atenção pelos convidados. Por isso, sempre que for possível se desloque até os seus convidados para fazer a entrega.

Em relação aos convidados que são de fora da cidade, a entrega pode ser feita por correios sem problemas. Nesse caso é elegante avisar o convidado quando você postar o convite para o envio.

Uma dica muito recomendada é organizar um almoço ou jantar em família para entregar os convites dos entes queridos mais próximos. Eles se sentirão muito especiais e felizes, vale a pena!


Destination Wedding


Se vocês vão realizar um lindo casamento destination wedding em outra cidade, é muito importante fazer tudo com antecedência. Afinal um destination wedding envolve passagens de transporte, hospedagem, folga no trabalho e entre outros detalhes importantes.

Para que os convidados tenham um bom tempo para se organizar, considere adicionar pelo menos quatro meses na a mais em todos os prazos. Veja abaixo algumas sugestões que sempre dão certo:

  • Contratação dos convites e papelaria: 12 meses

  • Entrega do save the date: 8 meses

  • Entrega para padrinhos: 8 meses

  • Entrega para convidados: 6 meses




Vai casar nas férias?


Caso vocês decidiram realizar o evento nas férias ou durante os famosos “feriadões”, é importante convidar com mais antecedência. Isso porque geralmente as pessoas viajam nessas datas, mas uma ótima saída é preparar todos os amigos e familiares para o seu grande dia.

Uma dica de ouro é comprar o save the date para avisar os convidados entre 8 e 6 meses de antecedência, para então enviar os convites entre 5 e 3 meses de antecedência. Além de elegante e de bom tom, os convidados se sentirão especiais com o cuidado que vocês terão com eles.




Beijos


 Rebecca Gemaque

Assessora e Cerimonialista