Diferença entre Cerimonialista, Celebrante e Mestre de Cerimônias
Analisamos que muitas pessoas possuem essa dúvida e na maioria das vezes acabam enrolando os papéis. Se você quer saber quais são as diferenças e estar mais certo na hora de contratar um profissional apto para o serviço que deseja?
Então continue por dentro desse post e tenha mais confiança na hora da contratação!
Cerimonialista ou Assessor(a)
É o profissional que trabalha antes e/ ou durante todo o dia do evento, sendo responsável pelo bom desenvolver da festa. É responsável por todo o cortejo, do protocolo de um casamento e da aplicação de etiqueta tanto durante a cerimônia quanto na festa. É imprescindível a contratação deste profissional para um casamento. Ele atua nos bastidores, seguindo um roteiro que foi definido previamente com os noivos.
No dia do evento, o cerimonialista fiscaliza e coordena o trabalho dos fornecedores e demais profissionais para que tudo ocorra conforme contratado e que eventuais imprevistos sejam resolvidos sem que atrapalhem o bom andamento do evento.
MESTRE DE CERIMÔNIAS
Um mestre de cerimônias é o anfitrião oficial de um evento, performance ou festa. Normalmente, ele apresenta os oradores, faz anúncios e entretém a plateia para que a cerimônia siga o rumo esperado da melhor maneira possível.
Costumam ser solicitados para eventos formais, como formaturas, 15 anos, entrega de prêmios, homenagens, congressos, eventos oficiais, convenções, workshops, lançamentos de produtos, inaugurações e coletivas de imprensa.
Na grande maioria das vezes, senão em todas, faz a abertura e encerramento do evento, no palco, ao microfone. É o condutor do ritmo do evento e deve possuir excelente oratória. Em algumas localidades é muito comum do (a) Cerimonialista realizar também essa função nas festas de 15 anos mas sempre fazendo a observação que são dois serviços diferentes!
Celebrante de Casamento
O celebrante de casamento atua na celebração do matrimônio ou seja, na cerimônia de casamento conduzindo o evento e marcando a união entre os noivos. O celebrante pode ser um:
Juiz de Paz – responsável pela oficialização do casamento. Alguns celebrantes tem o magistrado de oficializar um casamento junto aos órgãos cabíveis.
Pode pertencer a uma religião específica – padre, pastor, rabino… Os celebrantes religiosos costumam seguir um roteiro pré definido pela igreja a qual pertencem.
Pode ser ecumênico – realiza celebração religiosa mas sem nenhuma religião específica.
Agnóstico – sem vínculos com nenhuma religião ou crença. Assim como o ecumênico, o celebrante agnóstico realiza alguns rituais simbólicos para evidenciar a importância daquele momento que esta sendo vivido.
É importante destacar que nem todos os celebrantes realizam a cerimônia em diligência, ou seja, fora do cartório ou da igreja, como é o caso de um padre.
______________________________________________________________________________________________
Beijos, até a próxima!